Rua escura, praça sem iluminação? Conheça a Ilume

Através do Decreto N° 58171 de 29 de Março de 2018, foram definidas as atribuições do Departamento de Iluminação Pública – ILUME.

O que é a ILUME?

É o departamento do município de São Paulo que cuida da Iluminação Pública da cidade, conforme disposto em lei. A Prefeitura, através do ILUME, cuida somente da iluminação da via pública, ou seja, a luz que ilumina as ruas, praças, vielas e túneis.

 

Ligar para quem?

O LIGUE-ILUME é um serviço de caráter gratuito, principalmente para celulares e telefones públicos,com capacidade para atender em torno de 60 mil ligações por mês. O telefone é o 0800 779 0156 e funciona 24 horas, todos os dias.

 

Quando acionar o ILUME

Se somente a sua rua estiver com as luzes apagas, ou elas permanecem acesas durante o dia, você pode entrar em contato com o Ligue-Ilume, por meio do 0800 779 0156, para comunicar o problema e solicitar o reparo.

Mas, se estiver faltando energia nas casas da sua rua ou do bairro, a ligação deve ser direcionada ao serviço de atendimento da Eletropaulo, 0800 72 72 196.

 

Como solicitar um novo ponto de iluminação pública?

Se você precisa que seja ampliada a rede de iluminação pública da sua rua, por falta de iluminação, os pedidos devem ser feitos na subprefeitura mais próxima do local que você precisa da instalação. Na subprefeitura você preencherá o formulário de Solicitação de Ampliação da Iluminação Pública (Saip), com os seus dados e do local sem iluminação, portanto, é necessário que você tenha em mãos o máximo de informações possíveis sobre o local.

Após análise preliminar e validação da necessidade, caso não tenha impedimento legal ou ambiental, a subprefeitura encaminhará seu pedido ao Ilume, que verificará a viabilidade técnica da execução.