Atendimento gratuito para o seu Pet

Você sabia que a Prefeitura de São Paulo disponibiliza para o munícipe diversos serviços gratuitos para o seu bichinho de estimação?

Dentre os serviços, destacam-se:

Hospitais Veterinários Públicos

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos que oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. Os hospitais tem oito especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

O atendimento é exclusivo aos munícipes da Cidade de São Paulo e, prioritariamente, àqueles assistidos por programas sociais tais como: Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente.

Devido a grande procura pelo serviço, os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e priorizando os casos de Urgência e Emergência conforme critério médico e o munícipe deve comparecer em uma das unidades, de segunda a sexta-feira, para retirada de senha a partir das 6h, de posse do animal a ser atendido, documento de identidade e comprovante de residência na cidade de São Paulo em seu nome.

O número de atendimentos diários é limitado.

Unidade Zona Norte: Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194 – Parada Inglesa;

Unidade Zona Leste: Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé;

Unidade Zona Sul:
 Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba.

 

Castração gratuita de cães e gatos

Desde 2001 a Prefeitura do Município de São Paulo oferece a população do município o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG. O atendimento é feito através de clínicas contratadas ou ainda, por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social.

Para ser atendimento pelas clínicas veterinárias contratadas é necessário cadastro prévio dos interessados nos postos de cadastramento (Divisão de Vigilância em Zoonoses – DVZ, ou nas Unidades de Vigilância em Saúde – UVIS), que emitirá o Termo de Encaminhamento, quando o usuário poderá agendar o atendimento por telefone na clínica mais próxima à sua residência.

São necessários o CPF, RG, comprovante de residência atualizado em nome do tutor do animal e comprovante de vacinação contra raiva, se tiver.

endereços castração animais

Identificação de animais castrados

Todos os animais castrados pelo Programa Permanente de Controle Reprodutivo são identificados através da emissão de um Registro Geral do Animal (RGA), e recebem um microchip, que auxiliará o dono do animal localizá-lo em caso de perda.

O RGA é uma carteira timbrada e numerada, que contém os dados do proprietário e do animal, e acompanha uma plaqueta de identificação com número correspondente ao do RGA, que deverá ser fixada à coleira do animal, conforme estabelece a Lei Lei Municipal 13.131/2001.

Adoção de Cães e Gatos 

Para a adoção dos animais disponibilizados pelo Centro Municipal de Adoção é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de taxa pública de R$ 25,50*. É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado na Rua Santa Eulália, 86, Santana. O horário de atendimento para adoções é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número 3397-8992.

O munícipe que adotar um cão ou gato idoso no Centro Municipal de Adoção receberá o cartão “Cuida Bem – IDOSO” que permitirá atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer uma das unidades dos Hospitais Veterinários Públicos da capital.

A única obrigatoriedade é que o munícipe resida em São Paulo e que a adoção seja realizada no Centro Municipal de Adoção. É considerado idoso cães e gatos com idade a partir de 08 anos.

 

Adoção de animais de fazenda

Se você dispõe de um sítio, chácara ou fazenda fora do município de São Paulo, e precisa de alguns animais para alegrar a sua vida, basta se cadastrar no portal www.defesa.agricultura.sp.gov.br e agendar uma entrevista através do telefone (11) 3397-8962.

Para a entrevista leve os seus documentos pessoais, um comprovante de endereço, fotos, documentos da propriedade e um comprovante de endereço da sua residência. Se for aprovado na entrevista, você estará apto a escolher qual animal poderá levar para o seu convívio.

– Acesse a página de animais de fazenda para adoção.

– Acesse a página de animais de fazenda adotados

– Acesse a página de animais de fazenda que viraram estrelinhas.

 

Registro Geral do Animal (RGA)

O registro é realizado no Centro de Controle de Zoonoses, ou estabelecimentos veterinários credenciados (listagem abaixo). O proprietário precisa apresentar:

• CPF;
• RG;
• Comprovante de residência;
• Atestado de vacina contra raiva emitido e assinado por médico veterinário ou comprovante do Centro de Controle de Zoonoses do município expedido nos 12 meses anteriores ao RGA;
• Não é necessário levar o animal;
• Serviço gratuito.

O animal registrado recebe uma plaqueta com um número e deve usá-la permanentemente presa à coleira. O Registro Geral Animal (RGA) é obrigatório por lei na cidade de São Paulo (Lei Municipal 13.131/2001) para cães e gatos.

Clique aqui e consulte os postos de cadastramento.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *